segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Trocando experiências em sala de aula

Falar sobre a sala de aula é extremamente prazeroso, pois é nela que existe a troca de experiências entre o aluno e o professor. Sendo professora do segundo ano tenho diversos momentos de troca com meus alunos, principalmente quando fazemos as oralidades de textos ou histórias contadas, eles sempre têm algo a acrescentar ou relatar. A criança precisa ser ouvida. Precisa se expressar para que se sinta importante no meio em que vive, sabe-se que hoje os pais de alguns muitas vezes não tem essa atenção necessária para com seus filhos, é aí que entra o papel do professor a criança só se sensibiliza quando se sente parte de um grupo, e entende que cada uma delas, sua presença e sua contribuição é importante.
É preciso estimular a criança a dizer o que sente; ouvir, respeitar sua individualidade, valorizar, acreditar, são cuidados que parecem ir além das obrigações do professor com o conteúdo, mas reflete muito no rendimento do aluno.

2 comentários:

  1. A experiência que se vive em sala de aula é única. O aluno precisa sentir este momento conosco, saber o quanto ele é importante faz com que a aprendizagem ocorra de forma mais prazerosa.

    ResponderExcluir
  2. O conforto e a confiança no professor são fundamentais para que a criança expresse seus sentimentos e para que ocorra a aprendizagem.

    ResponderExcluir